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Qual é a importância da psicologia na educação?

2019-04-18 13:37:28

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Como sabemos, nosso estado mental é muito importante no processo de aprendizagem. É por isso que surge a psicologia educacional. Consiste na aplicação de princípios e técnicas psicológicas ao comportamento humano no ambiente educacional.

A psicologia educacional é relevante hoje em dia? Por que a psicologia educacional é necessária / importante?

A psicologia educacional é um componente-chave no processo de ensino-aprendizagem. É importante de várias perspectivas. Tal como:

Para conhecer o aluno:

A psicologia educacional permite que o professor conheça seu aprendiz e identifique suas potencialidades, capacidades, forças e fraquezas.

Necessário para selecionar e organizar o assunto ou experiências de aprendizado:

Quando um professor conhece os seus alunos, torna-se fácil para ele selecionar e organizar experiências de aprendizagem e também seleciona ou desenvolve materiais de aprendizagem.

Sugere as ferramentas e técnicas de ensino e aprendizagem:

A psicologia educacional sugere diferentes ferramentas e técnicas que o tornam mais atraente para que ele possa envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Para organizar situações de aprendizagem ou ambientes:

A psicologia educacional ajuda o professor a criar ou organizar situações de aprendizagem apropriadas para os alunos. Por exemplo, o conhecimento da dinâmica de grupo ou comportamento de grupo dá a arte necessária para ensinar ou aprender no grupo.

A necessidade de melhorar o sistema educacional nunca foi tão grande. Grupos e empresas defendem aplicações tecnológicas para melhorar a educação, em conjunto com psicólogos para identificar estratégias que melhoram significativamente a aprendizagem e a retenção de informações.

Psicólogos escolares são necessários na educação, como fazem avaliações formais de estudantes para determinar a presença ou ausência de um distúrbio de aprendizagem; determinar se um estudante está ou não emocionalmente perturbado; escrever planos de comportamento de acordo com os métodos científicos estabelecidos (isto é muito difícil); aconselhar estudantes e pais; avaliar os déficits de atenção e hiperatividade, e geralmente ajudar os outros a se ater aos princípios científicos da aprendizagem.